ovinocultura

Ovinocultura: Quanto Custa?

A ovinocultura, com o passar dos anos, tomou um rumo diferente com a utilização de sistemas de produção e a organização de cooperativas. Com isso, a criação de ovinos se tornou uma boa alternativa para diversificar a renda nas propriedades.

ovinocultura

Uma das principais dúvidas dos produtores é sobre a viabilidade econômica, isso devido muito ao fato de ausência de levantamento dos custos envolvidos na produção de cordeiros.

Uma tese de doutorado recente visa lançar um pouco de luz nesse tema tão obscuro. Trata-se da tese de doutorado do médico-veterinário Elísio de Camargo Debortoli, “Determinação dos custos de produção de cordeiros no Estado do Paraná”.

A pesquisa revelou que a ovinocultura pode ser, sim, um atividade rentável, desde que seja realizada com base em indicadores zootécnicos (taxa de natalidade, fertilidade, idade de abate, produção por quilo de carcaça, entre outros).

ovinocultura
ovinocultura

Índices Zootécnicos

As propriedades que tiveram um bom desempenho financeiro são aquelas que apresentaram bons índices zootécnicos, fatores determinantes para eficiência e rentabilidade da atividade.

O produtor deve basear as decisões gerenciais no desempenho zootécnico de seu rebanho. Quando o plantel apresenta uma baixa natalidade e/ou alta taxa de mortalidade de cordeiros, o produtor deve analisar a situação e tomar ações para corrigir o problema, lembrando que os índices zootécnicos estão relacionados entre si.

Clique aqui e conheça uma ótima opção para controlar os índices zootécnicos de seu rebanho.

ovinocultura

Custos

Já quando se trata de propriedades que apresentaram os maiores custos de produção na ovinocultura, estava ocorrendo baixas taxas de natalidade (60%), com altas taxas de mortalidade de cordeiros neonatos (30,5%), fato relacionado diretamente à alimentação das ovelhas.

A pesquisa mostrou que o produtor de ovinos está na atividade, em média, há 14 anos, e que 56% têm curso superior completo. Em 96% das propriedades analisadas existe atividade agrícola, sendo  a ovinocultura a principal atividade econômica na maioria delas. Em seguida aparece a bovinocultura de corte (44%).

A pesquisa conclui que entre as 25 propriedades analisadas, 24 apresentaram saldo positivo em relação ao custo variável, ou seja, os custos com alimentação, assistência técnica, energia elétrica, transporte, despesas administrativas, entre outras. 76% apresentaram saldo positivo no que se refere a custo operacional (depreciação de máquinas, equipamentos, benfeitorias e instalações). 11 propriedades (44%) apresentaram saldo positivo sobre os custos totais, remunerando inclusive a renda dos fatores de produção, bem como os custos de oportunidade de uso da terra.

Ovinocultura – Quanto custa

Do total de 25 propriedades analisadas, em dez delas, que possuem os sistemas mais eficientes de produção, o custo médio de produção total por quilo do animal vivo foi de R$7,18.

Fonte: Diário do Sudoeste

Nos incentive a continuar, curta, compartilhe e siga-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *